"Verdadeiro herói", "legado de bravura" e "inspiração"; as homenagens ao eterno Cabo Custódio, que morreu aos 104 anos

Foto: Exército Brasileiro (divulgação)

Sepultamento do ex-militar foi com honras fúnebres em Júlio de Castilhos

Taltíbio de Mello Custódio, o Cabo Custódio, foi sepultado no início da tarde deste domingo (29) no cemitério Santa Maria, em Júlio de Castilhos. O veterano era o último militar vivo da Região Central que lutou na Segunda Guerra Mundial pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). Ele morreu no dia do seu aniversário, aos 104 anos, de causas naturais.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


O momento da despedida foi conduzido com o Cerimonial Militar do Exército de Honras Fúnebres com toques de clarim e tiros de fuzil acompanhado por dezenas de amigos, familiares, militares e admiradores de Taltíbio, um dos últimos pracinhas gaúchos – soldados veteranos do Exército Brasileiro que foram enviados para integrar as forças aliadas contra as forças do Eixo na Segunda Guerra Mundial.


Trajetória 

Nascido em 1920 em Júlio de Casitlhos, aos 18 anos entrou para o Exército em Santo ÂngeloDepois, em 1944, foi convocado para integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e lutar contra as tropas nazistas e fascistas na Segunda Guerra Mundial. 



Após retornar ao Brasil, dois anos depois de combater na Tomada de Monte Castelo, Taltíbio construiu uma nova vida. Casou-se e teve quatro filhos.


No mês passado, o cabo havia recebido a Medalha Tributo à FEB, pela preservação e difusão da memória histórica dos militares brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial, entregue pelo comandante da 3ª Divisão de Exército, general de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, em uma cerimônia na cidade de Júlio de Castilhos. 



Taltíbio foi homenageado em novembro com a medalha Tributo à FEBFoto: Beto Albert (Diário)



Homenagens oficiais


Em nota, o Comando da 3ª Divisão de Exército (3ªDE) de Santa Maria manifestou profundo pesar pelo falecimento do "eterno Cabo Custódio".


"O Comando da 3ª Divisão de Exército (3ªDE), Divisão Encouraçada, manifesta profundo pesar pelo falecimento do eterno Cabo Custódio, Pracinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ocorrido em 28 de dezembro de 2024, dia em que completava 104 anos, em Júlio de Castilhos, RS, sua cidade natal.


Um verdadeiro herói que nos deixa, o último veterano da 2ª Guerra Mundial na região da 3ª DE. Há 1 mês, havia recebido a Medalha Tributo à FEB, concedida 80 anos depois do embarque do primeiro escalão aos campos de batalha da Itália, em 1944."


A prefeitura de Júlio de Castilhos divulgou uma nota e decretou luto oficial de três dias em memória do Cabo Custódio.


" A Prefeitura de Júlio de Castilhos decreta Luto Oficial nos dias 28, 29 e 30 de dezembro de 2024, em razão do falecimento do Senhor Taltíbio de Mello Custódio, militar castilhense que integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. Manifestamos nossas condolências e solidariedade aos familiares e amigos neste momento de profunda tristeza. Que seu legado de bravura e patriotismo siga sendo motivo de inspiração."




Leia Mais


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Saiba os direitos do consumidor em viagens e serviços de turismo Anterior

Saiba os direitos do consumidor em viagens e serviços de turismo

Próximo

Morre aos 80 anos, em Santa Maria, o médico Roger Péreyron

Geral